Os suplementos termogênicos são aqueles responsáveis por intensificar a termogênese do organismo, ou seja, aumentar o gasto energético. A quantidade de calor produzida pelo organismo é diretamente proporcional à taxa de metabolismo basal (quantidade de calor produzida no estado de repouso e em um ambiente térmico neutro).
Os suplementos termogênicos fazem com que o organismo gaste mais energia durante o processo digestivo, aumentado a taxa metabólica. Normalmente, os suplementos para esse fim são feitos a base de cafeína, chá-verde, guaraná, gengibre, pimenta, entre outros.
Seu consumo não está ligado exclusivamente à queima de gordura corporal. Os termogênicos trazem outros benefícios como: redução do apetite, favorecimento do metabolismo, mais energia para treinar e como consequência uma melhor performance e definição da massa muscular.
A cafeína é a mais comum sendo a mais utilizada na composição dos suplementos termogênicos. O composto farmacológico pertence ao grupo das metilxantinas. A cafeína é um potente estimulador do sistema nervoso central e é destinada a aumentar a resistência aeróbica que por consequência promove a melhora do desempenho em exercícios aeróbios.
Os efeitos colaterais causados pela ingestão de termogênicos em excesso pode resultar em tremor, induzir a insônia, nervosismo, irritabilidade, ansiedade, náuseas, taquicardia e desconforto gastrointestinal. Por isso é importante que a utilização seja indicada por profissionais capacitados e que sejam respeitadas as quantidades ideais para cada um, conforme sua necessidade fisiológica, pois nem sempre a indicação do fabricante é a mais indicada para você.
Comentários
Postar um comentário